14 de setembro de 2006

No nevoeiro


Já sinto de novo o frio. Os dias passam, afinal, tão depressa e num ritmo tão seu que jamais poderei sequer perceber; quanto mais ousar abrandar. As semanas sucedem-se, o corpo envelhece sem misericórdia. Os meses encadeiam-se, ignoram os pedidos que lhes faço e a mente... crescerá?

«Pergunto a mim mesmo o que irei fazer ao Paraíso. Não é lugar que me interesse... Só lá moram padres velhos e velhos aleijados, manetas e gente vestida de romeiras gastas de velhas, de trapos, em suma. É para o Inferno que quero ir, porque no Inferno vivem os belos estudantes e os belos cavaleiros que morreram em guerras magníficas, sem contar com os nobres e os valentes guerreiros. E, depois, (...) não é para o Inferno que vão o ouro e o dinheiro? E onde estão, senão no Inferno, os tocadores de harpa, os jograis e os príncipes deste mundo?»
[Aucassin et Nicolette, Romance Medieval]

3 comentários:

Anónimo disse...

Não, para o Inferno também vão velhos padres e nem todos os jovens vão para o Inferno. Ou serão o Inferno e o Paraíso tão hipocritas que a separação é feita assim?
A idade do corpo não interessa, só a idade da mente. E eu só queria que toda a gente pensasse assim, seria muito mais fácil para toda a gente!

jumpman disse...

A mente crescerá sempre. Porque ela não estagna e temos em nós o poder de a fazer evoluir, uns mais que outros ou se calhar cada qual à sua maneira.

E sim, se calhar no inferno estão mesmo os tocadores de harpa, os jograis e os principes deste mundo..

E ao ler esse excerto lembrei-me de um episódio da Twilight Zone, em que alguém morre e vai para um sitio onde tudo era perfeito. Ao principio adorava estar lá, mas a certa altura começou a fartar-se de tanta perfeição e de todos fazerem o que ele queria. Até que indagou a alguém se ali no Paraíso era sempre assim. Ao que o outro respondeu "Paraíso? Mas tu estás no Inferno.."


***

Anónimo disse...

Bem espero que não seja tipo o Inferno de Dante, mas gostava de ir dar uma voltinha lá como ele deu!
Hum, não sei, talvez por o céu ser azul (de dia).. Talvez porque o céu fosse impossivel de atingir, tal como o Paraíso.. Não sei.. Mas também quem me garante que eu ia gostar do Paraíso? Dante pareceu bastante divertido a ver os seus inimigos a sofrer (ihihih) :)