4 de outubro de 2006

Um dia


Lembras-te do cheiro das castanhas?
Daquele fumo quente que saía do forno do padeiro? Que cobria o céu por cimas das nossas cabeças desde cedo? Que nos fazia desesperar ao som do crepitar dos frutos envolvidos pelo fogo?


Lembras-te de passarmos horas sentados nas pedras frias, olhando o Outono agreste que tudo tocava ao nosso redor? De olhos bem abertos, perscrutando as árvores do caminho, as folhas multicolores repousando aos seus pés, a resina que deslizava suavemente sobre o casco robusto do pinheiro?


Lembras-te do cheiro das castanhas?
De nos queimarmos com a pressa de sentir o seu toque mal saíssem da fogueira contida que as transformou, para nós?


Lembras-te de nos espreguiçarmos sob o Sol já quente de fim de manhã? Deixando-nos cair, tombar, deslizar (quantas vezes, quantas incontáveis vezes) sobre os despojos da batalha ganha pela nova estação, levantando no ar a folhagem dourada, em rodopio?


Lembras-te?
Eu não.



Mas já é quase Novembro.

.

3 comentários:

jumpman disse...

Fizeste-me lembrar os tempos em que, ou andava com a minha mãe pela baixa do Porto ou estava por lá à espera do autocarro, e sentia no ar aquele cheiro a castanhas que tanto gostava e ainda gosto.
Sentir aquela aragem fria, combinada com o sol que lá no topo tentava aquecer em combinação com esse cheiro agradável das castanhas assadas vindas dos fornos dos vendedores ambulantes, tinha sempre algo de inexplicável e agradável.

E por ser quase Novembro, quem sabe se essas memórias não se tornam mais uma vez realidade.. ;)

***

Anónimo disse...

"...sobre os despojos da batalha ganha pela nova estação, levantando no ar a folhagem dourada, em rodopio?"
Perfect...

Ai as saudades de queimar as pontas dos dedos e da lingua a comer castanhas...

Jo disse...

A mim parece-me que as memórias estão bem gravadas, todas as cores, aromas e a mais infíma sensação que só é possível provar num dia de outono...

ai castanhas quentinhas....que bom:)

*********