2 de dezembro de 2007

Olhare e vere

Sabes quando tens assim uma espécie de peça especial de um puzzle grande e complicado, demorado e desafiador, daquelas que encaixam em qualquer canto ou entre quaisquer outras duas, como que se de peça-mestra se tratasse? Uma peça matizada de mil cores que se funde com a história do puzzle, qual camaleão na paisagem? Sabes do que falo? Imaginas ou recordas na tua cabeça o que me veio agora à memória? Pensa então um bocadinho, acende uma vela bem lá no fundo de ti e procura nas gavetas poeirentas da lembrança. Vasculha, destapa os momentos que já foram e que cobriste com lençóis brancos, agora que és grande e brincar nada mais é do que um sonho por chegar.
.

.
Há gente que te pode fazer tanta falta como essa pequena peça maravilhosa que sempre ajudava a terminar o entretenimento de uma tarde. Há gente que está ao teu lado tão silenciosa como a noite de nevoeiro nas margens do rio, contando-te histórias fabulosas que antes só vias na tampa colorida da caixa do puzzle, sussurrando-te ao ouvido ou espelhando no seu rosto, lendas tornadas reais num instante, num olhar, apenas. Há gente assim, que diz boa noite e te abraça quando os pesadelos atormentam a noite, aconchegando-te, sorrindo-te no escuro. Mais do que o brinquedo que construías com a peça recortada.
.
E eu conheço gente assim. Respira o meu lado.
.

6 comentários:

Alma Nova ® disse...

E que bom é saber que temos ao nosso lado essa tal "peça-chave" que deslinda qualquer "mistério" e nos abraça numa noite de pesadelos.
E que bom é que continues a escrever desta forma, deslindando tanto sentimento...

jumpman disse...

Há gente assim, sem dúvida.

Tenho a sorte de ter alguém assim que acompanha os meus passos, aqueles que dou em falso e aqueles que dou com a certeza de quem imagina um futuro melhor. E em todos eles me complementa, apazigua a dor e partilha a alegria.

Há gente assim. Sinto-a ao meu lado a qualquer hora.

***

Oliver Pickwick disse...

Que analogia, hein? Um puzzle... Você é demais, Maria José, e, merece tudo isso que escreveu.
Gostei da nova foto do avatar, you're looking good!
Um beijo, e tenha a melhor das semanas!

Chris disse...

Adorei analogia...
:D

Mau é quando pensamos que o puzzle está completo e vemos que falta uma peça tarde de mais...

Beijão (:

Anónimo disse...

Um puzzle grande, a Vida, plena de recortes, de peças que por vezes teimam em não se ligar, ficando pelo simples tocar...
Mas lá bem no fundo, a Luz que irradia dos seus corações, que puros amam, revolteando sentimentos, se encaixam na perfeição, cobrindo-se do branco que emana das suas almas puras, ontem meros brinquedos hoje puzzles resolvidos e construidos...
Vidas, tornadas realidades.

Oliver Pickwick disse...

Concordo com tudo que disseste em seu comentário, no meu blog. Certamente, alguns daqueles livros serviram de ajuda para alguém. Tem um livro mencionado lá, A Arte da Guerra, que é um dos meus favoritos, assim como, o seu similar ocidental, O Príncipe. Ambos, já devo ter lido pele menos umas dez vezes.
Contudo, nem por isso acredito que nada é intocável, que deva ser resguardado num pedestal. Aliás, desconfio da unanimidade. Faço humor até mesmo com meus erros e fracassos.
Estou escrevendo porque tive a sensação de que aquele post causou-lhe certa mágoa. Se assim foi, eu sinceramente, peço-lhe desculpas. Logo você, dona de um blog que tanto admiro, de textos primorosamente escritos, e um dos mais visitados por mim.
Gostaria que não guardasse ressentimentos!
Tenha uma ótima semana!