15 de fevereiro de 2008

Voltas

Há muitas histórias para contar. Algumas conhecidas, mas sempre e cada novo instante, com a novidade das palavras renovadas. Outras, longe do inteligível, totalmente misteriosas, envoltas na aura da primeira vez que dançam no ar, pousando lentamente no ouvido atento.
Histórias tantas como a gente, porque é a gente que lhes dá corpo e sentido aos pormenores. E, afinal, porque é da gente, das horas que vive e daquelas em que morre pelos recantos sujos da marginalidade imposta, que se constróem.
.
Manhãs frias de Inverno, lembradas por caminhadas ao pé da areia, de cabelo desalinhado e casaco bem apertado, afastando, sem sucesso, o arrepio ao toque pelo salpico de mar.
.
Almoços demorados na varanda sobranceira ao rio, escutando um burburinho melodioso de aves de canto selvagens, degustando um vinho das melhoras castas; aquele que desenha mil cores nos copos cristalinos, tendo repousado na frescura da adega anos a fio de amadurecimento.
.
Corridas, caras afogueadas, livros por vezes espalhados pelo chão. Tudo para não deixar fugir a camioneta que deixava a terra no final da madrugada; esse milagroso contacto com a cidade, onde dormitavam naquela hora e meia de viagem, os homens da fábrica de porcelanas (coitados, tinham que atravessar toda a metrópole e só depois avistavam, se já acordados, as chaminés altas do grande complexo industrial), as anafadas senhoras da limpeza do hospital, a jovem mãe desempregada, de petiz constipado nos braços e um jornal cheio de rodinhas vermelhas e cruzes negras dobrado na carteira, a estudante universitária. E como estava perdida em pensamentos esta rapariga de contrastes, olhando pela janela para o Sol nascente, imaginando os dias e criando memórias que gostaria de relembrar, quando as rugas fossem a regra e não a excepção no seu rosto queimado pelo Sol dos campos.
.
Guinchar de pneus, cheiro nauseante a borracha quente, fumo subindo no ar, fim da lembrança. Álcool? Velocidade mal calculada? Sono? Falha mecânica? Pouco importa. A pancada fora forte e nada preocupada com os porquês e ses. À chegada àquela sala com luzes artificiais, monitores de PVC, PIC, PA, FC, FR, SatO2 e gente com batas azuis e máscaras verdes, dando e recebendo instruções, o sono ameaçava apoderar-se de cada pedacinho da sua vigília. Sons poucos familiares ecoavam a cada instante mais longe e as cores fundiam-se num cinzento esbatido. Pensar era difícil. Recordar a namorada acordava as lágrimas. Mas o sono era tanto. E ganhou. Escureceu num momento e os sons silenciaram-se, os olhos cerraram-se e aquela cara perfeita que vivia dentro de si, confortou o descanso que o corpo partido pedia. Para sempre.
.
Chocolates derretendo sobre o calor dos corpos. Banhos à meia luz em aromas de outro mundo. Doces gelados que escorriam pela colher única que partilhavam. Eram dias para esquecer o mundo e viver entre-mundos, por assim dizer. Ao sabor dos silêncios, repousando entrelaçados ao cair da noite, esperando pelo sono que lhes unisse os sonhos, afastasse os pesadelos e deixasse acordar não com dois, mas com um novo perfume. Na pele. No olhar. No desejo.
.

.
Há tantas histórias. Tanta gente. Tantos lugares. Há tantas linhas por escrever. E tantas lágrimas contidas no desespero e na alegria.
Um dia... talvez.
.
.

6 comentários:

Chris disse...

Vi-me em algumas...

Um dia talvez possas ser contadora dessas histórias que anseiam libertar-se.(:

Obrigado pelo teu arrepio...

Um Beijo Grande

jumpman disse...

Histórias que brotam de uma mente sempre brilhante, mesmo que por vezes ofuscada e aparentemente dormente.


In the dark of night..

Anónimo disse...

Excelente template. Blog muito bonito!

Alma Nova ® disse...

Tantas histórias, tantas páginas de vida, umas continuadas, outras perdidas apenas num instante. Lágrimas e sorrisos, tristezas e alegrias...tantos momentos que saem da leveza das tuas mãos...

Oliver Pickwick disse...

Começa como uma crônica, depois transforma-se num conto, mas a linha da narrativa permanece precisa, cumprindo o seu papel - neste instante, de descrever melancolias, quiçá ansiando por alegrias, sobretudo consciente de que a história mal começou.
Beijos!

CELSO MORAES disse...

Interessante o texto, mas... de quem é a ilustração? Agradeço se me disser. Um abraço.
oslecsearom@hotmail.com