30 de janeiro de 2008

Questão

"E tu?" E eu? Eu nada. Há quem precise de comida e não tenha com que calar o ranger dos dentes, quem passe frio todas as noites e não se possa aquecer num banho quente quando chega a manhã. Há quem se perca em dívidas que arruinam os seus sonhos outrora coloridos; quem mendigue um presente para a criança de olhos encovados e tristes.
.
E eu? Eu... nada. Só isso. Com tudo isto, como pode ser de valor prestar atenção a esse eu pequenino entre milhentos que gritam.
.
E eu? Nada. Simplesmente há os dias, sim todos eles, que bem podiam não vir depois da noite, e as noites que não seriam julgadas se não se deitassem depois do Sol ir dormir. Vagueio aqui ao pé sobre a madeira que estala ao meu passar, caminho no cimento quebrado da rua para chegar a lugar nenhum que queira mesmo visitar. Leio de soslaio. Interrogo para quê? Já não quero. Já não me fala em língua que conheça. Corro, salto, mergulho. Para enganar os músculos, sem objectivo conseguido, chamativo.
.
Desculpa, mas Eu já não sei responder ao "E tu?". Mas gosto de saber do teu Eu, de ver crescer a certeza, de pressentir ambição num caminho bem traçado. No fundo, de ver a pele desenrugada em torno dos teus olhos, decididos, sabedores do hoje que é preciso organizar, espelhos de um sentir que se crava na pele, por dentro.
.
E eu... nada. Até um dia gostar de novo do ruído do dia e do silêncio da noite. Um dia qualquer, que seja como imaginei, desejei, projectei, trabalhei e perdi.
.

.

Boa noite. Dorme serenamente. Sob as estrelas, na Terra, são os meus olhos que afastam os pesadelos que se aproximam da tua porta. No tempo do meu sono, que ardeu nas chamas que não vi, sento-me e viajo, guerreando as sombras negras que escurecem a noite e procuram a tua morada. Dorme. Dorme, longe do frio que não deixo as criaturas da noite soprarem ao teu ouvido.
.

11 comentários:

Anónimo disse...

Horas que passam, que se transformam em dias, em noites, em vidas. Umas perdidas, outras vividas mas não conseguidas, simplesmente vidas.

Divinius disse...

Respira a leveza que vive em ti ...
Solta toda a beleza do teu olhar...
Solta toda a brancura da tua ternura na tua procura...
Solta na água eterna do mar...
Gostei de ler:)

jumpman disse...

Até o dia em que o gosto pelo dia e a noite volte.
Sabendo que existe quem peça ao adormecer para que um anjo negro traga um salvo conduto para as noites frias que se acumulam numa face cansada.
Para que um dia voltes a sorrir e a conviver com o silêncio da noite.

Idiota disse...

Desencontros de "eus" que me fizeram pensar em outros mundos, em atitudes e relacionamentos com um suspiro de desentendimento de problemas linguísticos.

Desabafo confessado da exaustão imaginativa ou simplesmente perca de vontade. A curiosidade, permanece, para talvez, quem sabe, a vontade regresse.

No silêncio da noite reina a paz imposta pela perca de uma guerra de sombras.

Chris disse...

dá que pensar...
Quantas vezes pensamos no EU em ves do TU ou mesmo ELE?


Beijo enorme...

(:

notyet disse...

"Uma vida inquestionável não é uma vida que se inveje".
Pode não ser tua a frase. Mas faz parte de muitas verdades... e da minha também.
Vim aqui de passeio e fico grato. Pelo tema e pela rima da tua prosa.
Fica bem.

Anónimo disse...

É, não sei se era isso mesmo que seu texto queria dizer, mas vamos lá... as vezes eu não vejo uma vidraça, eu só vejo espelhos...e acho que eu só tenho problemas, mas o mundo não pára por mim... e não adianta lamentar... todo mundo sofre, todo mundo chora, mas a vida continua...

http://vidatitude.blogspot.com/
http://millajr.gigafoto.com.br/

Alma Nova ® disse...

"E eu? Nada"...E a vida passa enquanto se aprende de novo e se consegue chegar!

Oliver Pickwick disse...

Pequena ode ao desinteresse individual e ao amor altruísta, numa composição delicada de palavras e de uma beleza rara. Superou a si mesma outra vez, querida Maria José.
Beijos!

Shelyak disse...

Para além do texto... revejo-me um pouco nas tuas palavras...nunca gostei de falar de mim a não ser quando no meio de divagações sobre ideias e formas de estar...
Beijinho para ti, sob as estrelas...dorme serenamente...
Um sorriso para ti...

Liz / Falando de tudo! disse...

Eu custumo ir passando de blog em blog para conhecer novos espaços, quando gosto do cantinho de alguém deixo um recadinho, para poder acertar o caminho de volta, rs...rs...
Bem, te convido a visitar o meu cantinho também, caso você goste, nao deixe de deixar um recadinho, ah! e se não gostar pode criticar também!
Um abraço!
Liz